Com as festas de fim de ano a atrações em outros estados achei que seria legal postar alguma coisa sobre as viagens com as crianças. Estava lendo aqui umas dicas para entreter e acalmar as crianças nas viagens longas de carro e ônibus.
* Leve um kit com água geladinha, biscoitos, mamadeira e iogurte; deixe estes itens em uma sacola térmica para evitar que estrague;
* Música ambiente; leve as músicas preferidas das crianças em cd ou mp3, e caso o carro tenha aparelho de dvd, leve alguns títulos para que eles possam assistir durante a viagem. Mas faça um intervalo entre um e outro programa;
* Prefira fazer viagens nas primeiras horas da manhã, quando as crianças estão mais dispostas e evite os horários da noite ou madrugada;
E para entreter as crianças faça brincadeiras, aqui vão algumas...
* Visualização lúdica - Peça para a criança fechar os olhos e imaginar uma luz azul, depois, sugira que ela entre nessa luz. Dê um tempo e peça para a criança contar o que está vendo, a partir daí ela cria uma história;
* Desenho animado - Peça à criança que faça um desenho numa folha de papel e depois conte a história dele. Dessa ilustração costumam sair histórias fantásticas;
* A descoberta do mundo – Descubra qual é o principal atrativo do local para onde você vai, os pontos históricos, o tipo de vegetação, pessoas ilustres que passaram por lá, suas próprias histórias ou a de seus antepassados; se for a primeira vez, o que o atraiu à região. Durante o caminho, vá narrando os fatos. Mas nada de bancar o professor; o segredo aqui é despertar a curiosidade para a descoberta do mundo, dando asas a imaginação infantil;
* Porta-surpresa – Aproveite o porta-treco do carro para causar uma boa surpresa no momento de mais tédio. Uma sugestão é esconder nele um livro de charadas, um salgadinho ou chocolate. Veículos que têm porta-trecos grandes, como Picasso, Zafira e Scénic, merecem ser amplamente explorados.
* Leitura dinâmica: Despertar o gosto pela leitura pode ser outra vantagem a se tirar do “enquanto isso”. Alguns livros são infalíveis, como os da autora brasileira Lygia Bojunga Nunes ou de Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, entre outros.
* ABC da brincadeira – Escolha a primeira letra de uma placa de carro e sugira que cada um encontre um nome de animal, fruta, país, capital etc. que inicie com ela. O ganhador terá direito de escolher a próxima letra e assunto. Ainda observando as placas dos carros, escolha uma e peça às crianças que formem frases. Por exemplo: BGV -1112, Borboletas Gostam de Voar.
* Conta uma história? – Para o caso de o seu repertório esgotar, leve alguns cds de história para crianças. Dificilmente elas se cansam dos clássicos contos de fadas.
* Com a mão na massa – livros para pintar, desenhar, fazer palavras-cruzadas. Prefira lápis de cor, para não sofrer com riscos nos bancos depois.
* Quem é você? – Com essa brincadeira você vai saber mais sobre as pessoas que ama. Ganha a partida quem adivinhar o filme, prato, amigo, cor, animal etc. de que o outro participante mais gosta.
* Último recurso – Se a viagem for muito longa, invista também em um DVD para veículos. A instalação da tela para o banco traseiro é permitida (para o motorista não). Nada como um bom desenho ou um filme divertido para acalmar os ânimos.
* Vaca amarela – ótima brincadeira para os momentos em que é preciso silêncio absoluto. Para ser seguida à risca, sugira uma boa recompensa.
Lembre-se: Não esgote as dicas de uma única vez. Insira uma delas a cada nova pergunta ou briga entre irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão respondidos.