sábado, 17 de novembro de 2012
Desculpas para não amamentar?
Quando a gente é mãe nova tem muitos medos. É muita gente falando e dando palpite, é mãe, vó, tia, sogra, vizinha, e o pior é que cada um diz uma coisa diferente e deixa a gente louca né? Calma, isso acontece com toda guria que é mãe novinha, as pessoas acham que por não ter idade pra ser mãe nem experiência, não sabemos fazer nada. Mas todas nós temos uma coisa chamada instinto materno e podemos e devemos usa-lo!
Não é porque a tua sogra disse que é pra 'passar maizena' que tu tem que passar só pra agradá-la, nem porque a tua vó disse que tem que 'dar muita água e chazinho pro bebê no verão' que tu vai ter que dar... Tu faz o que achar melhor com o teu filho! Claro, se for nova e não souber bulhufas sobre o assunto, pergunta pra pediatra ou faz uma pesquisa bem completa na internet né!
Ok Lú, mas o que tem a ver esse 'instinto materno' e palpite dos outros com um post sobre amamentação? É aí que eu queria chegar!
'Ai mãe, ele não para de chorar!!' 'Ele tá chorando de fome, se ele não se alimentar direito na próxima consulta não vai ter engordado nada! Tu tem que dar leite em pó, coitadinho!' Daí você que não conhece nada e já até ouviu dizer que 'o peito cai depois de amamentar', segue os conselhos da sábia mãe e vai deixando o mamá cada vez mais de lado, você não estimula mais a sucção no peito, e uns dias depois vem dizer que 'não tenho leite o suficiente' ou 'o meu leite secou'. Fim da história.
Outra muito comum...
Chega do hospital começa a amamentar tudo de bom em casa, uns dias depois começa a encher o peito de leite e o bebê não dá conta de mamar, ele suga, suga e te machuca porque tu não tá acostumada e/ou porque ele tá mamando na posição errada, o peito começa a rachar, dói muito e ás vezes quando ele mama até sai sangue. Desiste de amamentar na hora. Olha o NAN chegandoooo! Isso é só figo pessoal, vamo para de manha né!
Em primeiro lugar entenda que ser mãe exige sacrifícios da nossa parte e não existe a palavra 'guerreira' e 'vencedora' sem passar por eles. Olha pro teu filho, se não tiver ganhado ainda, imagina o rostinho dele e olha a pureza que ele tem! É um ser totalmente puro e indefesinho. Imagina, se tu tiver com ele no colo e jogar ele no chão, o que ele vai poder fazer? Ele só vai saber chorar, ele não tem a capacidade de se defender de nada sozinho. Só tu é responsável pelo que acontece com ele, tu é mãe! A coisa mais linda que existe. Então presa isso e sempre oferece o melhor pra ele. Momentos de estresse e raiva todo mundo tem, imagina eu que criei o meu sozinha (a minha mãe morava comigo, mas tinha muito mais o que fazer e a minha irmã da mesma idade pra cuidar) até pouco tempo, embalando noites a fio, dando mamá e trocando a fralda sem revezar com ninguém, namorando com o pai dele que era mais irresponsável que eu! E eu não to aqui? Dedicação e amor ao teu filho é uma coisa que tu nunca vai te arrepender de fazer, é a única pessoa que é capaz de garantir um amor infinito e eterno.
E vou dizer mais, antes de sair enfiando mamadeira e dando farinhas teu filho SEM MOTIVO, saiba dessas coisas:
Peito caído. O peito cai sim, mas é desde a gravidez. Á partir do momento que os teus peitos se enchem de leite, ele vai cair, dando mamá ou não. Então se vai cair mesmo, porque não dá o peito? Melhor que ele caia tendo uma utilidade do que só ali se enchendo de leite e murchando depois.
Meu leite é fraco. Isso não existe! Nenhum leite é fraco pra um filho, o leite é perfeito e eu descobri uma coisa muito interessante quando o Lipe era nenezinho, a pediatra me falou que conforme o teu bebê vai crescendo, o leite vai se adequando as necessidades dele. O teu leite seria fraco, por exemplo, se o teu bebê tivesse 2 meses e tu for amamentar uma criança de 6, porque o teu leite é forte pra o teu filho de 2 meses, mas a de 6 tem outras necessidades e daí sim pode ficar mau alimentado.
Meu leite secou. Tem certeza? Procure comprovar isso antes de começar a dar outro tipo de leite indo na pediatra. Lá ela vai tirar o teu leite e medir quando tu está produzindo, se ela ver que realmente não tem leite o suficiente, ela pode te dar umas dicas como tomar mais água ou comer algum tipo de alimento que produza mais ou até te passar um remédio pra aumentar a produção. Se ela ver que a criança já é maior de seis meses ou sei lá, já se mantém bem forte sem o peito, talvez te aconselhe a intercalar o leite materno com outro tipo ou mesmo suspender o peito.
Estou com rachaduras e dói demais! Isso se chama fissura ou figo e tem tratamento, é muito simples e rápido. Primeiro vê a posição que ele tá mamando e se ele não 'abocanhar' toda a aréola, corrija porque é isso o que faz dar o figo, mamar só no bico muito tempo e te machucar. Essas pomadas que as pediatras passam geralmente levam alguns dias pra curar, ás vezes mais de uma semana até, e esses bicos de silicone que tu coloca no peito pra dar de mamá não são a mesma coisa, a criança não sente o teu peito e a sensação é de mamar no bico de uma mamadeira, sem contar que em algumas mães machucam. O melhor mesmo, que é natural, facinho e rápido pra curar é o mamão. Mas Lú, curando figos com mamão? Salada de fruta então? Sim, kkk! Tu compra esses mamãos papaya que são pequeninhos, abre no meio e tira só a semente, deixando toda a fruta dentro da casca e coloca o mamão nos seios, pode tapar com um paninho pra não sujar a roupa se quiser e coloca o sutiã normal. Esquece o mamão lá! Deixa uma fraldinha úmida à mão e quando o bebê quiser mamar, limpa com a fraldinha bem de leve, dá de mamá e coloca o mamão de novo, se tiver muito 'cozido' (sim, ele é tão cicatrizante e rápido que cozinha!), troca por outro novinho. Em 2, 3 dias tu vai ver como não tem mais nada!
Amamentar é a maior união, o maior laço de carinho entre uma mãe e um filho, é uma troca de amor. Não deixe que nada atrapalhe vocês de curtir esse momento maravilhoso! E o resto todo mundo sabe né, que o leite materno previne doenças, tem anticorpos e blá blá blá, então chega dessas desculpas esfarrapadas e qualquer dúvida comenta aí que eu respondo, beijos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão respondidos.